segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO


Nome: Fernando Antonio Pinheiro Martins

Matéria: Administração Financeira

Professor: Carlos Henrique

Administração 7º Período

· QQual o papel Fundamental do administrador financeiro moderno

A administração financeira de uma empresa é exercida por pessoas ou grupo de pessoas que podem ter diferentes denominações, como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, controller e gerente financeiro. Neste livro, o executivo responsável pela administração financeira será denominado administrador financeiro.

As atividades de operações existem em função do negócio da empresa e não é da competência do administrador financeiro determinar como elas devem ser conduzidas. Entretanto, com os seus conhecimentos técnicos e visão global do negócio, ele pode contribuir decisivamente quanto à melhor forma de conduzir as atividades operacionais.

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção do lucro. As funções do administrador financeiro de uma empresa são:

a) Análise, planejamento e controle financeiro;

b) Tomadas de decisões de investimento; e

c) Tomadas de decisões de financiamento

Análise planejamento e controle financeiro consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações. A gestão de riscos econômicos e financeiros ganhou importância nos últimos anos.

As decisões de investimento dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicações em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis a longo prazo e ativos permanentes) , considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos

As decisões de financiamento são tomadas para captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazo e a estrutura de capital.

O administrador financeiro recebe o apoio técnico de profissionais especializados em tesouraria e controladoria. Os executivos responsáveis por essas duas áreas recebem o titulo de tesoureiro (ou gerente financeiro) e controller (ou contador), respectivamente.

Basicamente, o tesoureiro é responsável pelo planejamento, controle e movimentação de recursos financeiros e o controller é responsável pelo planejamento, controle e análise das operações e investimento.

A figura abaixo mostra a estrutura organizacional da área de finanças:




Um comentário:

  1. Olá, bom dia,

    Imagino que já tenha pensado em produzir um livro com suas experiências pessoais ou profissionais, a trajetória da empresa ou abordando outro tema (por exemplo, retratando a história de vida de alguém especial, para prestar uma homenagem inesquecível).

    Porque o conhecimento adquirido, vivências, realizações, etapas conquistadas e até momentos de superação merecem ser compartilhados da melhor forma, sendo referência para familiares, clientes, colaboradores e colegas.

    Sou escritor com 35 anos de experiência na área de biografia testemunhal (baseada no depoimento do biografado) para desenvolver o projeto com agilidade, qualidade e custo atrativo, inclusive com a sua autoria, reunindo textos e imagens emocionantes.

    Os nossos contatos poderão ser presenciais ou de forma remota (telefone, WhatsApp, e-mail ou Skype),

    Nada melhor do que um livro exclusivo para fortalecer vínculos construídos ao longo dos anos, além de ser ferramenta de marketing institucional e fidelização de clientes, entre outros benefícios.

    Estou à disposição para trocarmos ideias a respeito.

    Obrigado e até breve.

    www.vidaescrita.com.br
    Skype: oscar.silbiger

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

 Esse Blog comemorou 12 anos de existência, iniciou em 2009 quando comecei a graduação em Administração de Empresas, grandes temas, projetos...