Nome: Fernando Antonio Pinheiro Martins
Matéria: Administração Financeira
Professor: Carlos Henrique
Administração 7º Período
· QQual o papel Fundamental do administrador financeiro moderno
A administração financeira de uma empresa é exercida por pessoas ou grupo de pessoas que podem ter diferentes denominações, como: vice-presidente de finanças, diretor financeiro, controller e gerente financeiro. Neste livro, o executivo responsável pela administração financeira será denominado administrador financeiro.
As atividades de operações existem em função do negócio da empresa e não é da competência do administrador financeiro determinar como elas devem ser conduzidas. Entretanto, com os seus conhecimentos técnicos e visão global do negócio, ele pode contribuir decisivamente quanto à melhor forma de conduzir as atividades operacionais.
Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção do lucro. As funções do administrador financeiro de uma empresa são:
a) Análise, planejamento e controle financeiro;
b) Tomadas de decisões de investimento; e
c) Tomadas de decisões de financiamento
Análise planejamento e controle financeiro consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar as operações. A gestão de riscos econômicos e financeiros ganhou importância nos últimos anos.
As decisões de investimento dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicações em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizáveis a longo prazo e ativos permanentes) , considerando-se a relação adequada de risco e de retorno dos capitais investidos
As decisões de financiamento são tomadas para captação de recursos financeiros para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, considerando-se a combinação adequada dos financiamentos a curto e a longo prazo e a estrutura de capital.
O administrador financeiro recebe o apoio técnico de profissionais especializados em tesouraria e controladoria. Os executivos responsáveis por essas duas áreas recebem o titulo de tesoureiro (ou gerente financeiro) e controller (ou contador), respectivamente.
Basicamente, o tesoureiro é responsável pelo planejamento, controle e movimentação de recursos financeiros e o controller é responsável pelo planejamento, controle e análise das operações e investimento.
A figura abaixo mostra a estrutura organizacional da área de finanças:
Olá, bom dia,
ResponderExcluirImagino que já tenha pensado em produzir um livro com suas experiências pessoais ou profissionais, a trajetória da empresa ou abordando outro tema (por exemplo, retratando a história de vida de alguém especial, para prestar uma homenagem inesquecível).
Porque o conhecimento adquirido, vivências, realizações, etapas conquistadas e até momentos de superação merecem ser compartilhados da melhor forma, sendo referência para familiares, clientes, colaboradores e colegas.
Sou escritor com 35 anos de experiência na área de biografia testemunhal (baseada no depoimento do biografado) para desenvolver o projeto com agilidade, qualidade e custo atrativo, inclusive com a sua autoria, reunindo textos e imagens emocionantes.
Os nossos contatos poderão ser presenciais ou de forma remota (telefone, WhatsApp, e-mail ou Skype),
Nada melhor do que um livro exclusivo para fortalecer vínculos construídos ao longo dos anos, além de ser ferramenta de marketing institucional e fidelização de clientes, entre outros benefícios.
Estou à disposição para trocarmos ideias a respeito.
Obrigado e até breve.
www.vidaescrita.com.br
Skype: oscar.silbiger