Objetivo da A.RH: administrar relações no trabalho, relações legais e de desenvolvimento: recrutam e seleção, treinamento, adm salarial, avaliação de desemp., participação nos resultados, planejamento carreira
Hierarquia de Maslow: necessid humanas: realização, estima, sociais, segurança, fisiológicas
Necessid das empresas: crescim. profiss., reconhecim., relacionam., condições trabalho, salário
Objetivo organizacional: fonte de legitimidade q justifica existência, padrões para avaliar eficiência, comparação da produtividade, toda organização possui objetivo,
relação do ambiente se dá em função dos objetivos
Subsistema de RH: Provisão: Recrutamento de seleção,
Aplicação: descrição e análise de cargos avaliação de desempenho,
Manutenção: adm. salarial, benefícios sociais, higiene e seg. trabalho, relações trabalhistas,
Desempenho: treinamento, gestão participativa, produtividade, Q.V.T.
Teoria X: homem é movido por incentivos econômicos, H é agente passivo q precisa ser motivado e controlado, as emoções não devem interferir no auto interesse dos indivíduos, as organizações devem ser planejadas de forma q os sentimentos possam ser mentalizados, H é essencialmente preguiçoso e precisa ser estimulado, os objetivos individuais se opõem aos da organização (controle rígido), H é incapaz de auto controle e auto disciplina
Administrar: presuagir, recompensas e punir, pois:
Indolência é inata: evita trabalho
não gosta de responsabilidade, é egocêntrico, acredita em demagogos
resiste as mudanças, presa a segurança
Teoria Y: Relações com a Motivação
Trabalho pode ser fonte de satisfação ao punição
Autodireção e auto controle a serviço dos objetivos q são confiados
Dar objetivos X alcance: Premiação
As pessoas aprendem a aceitar e a procurar responsabilidade
Maioria das pessoas tem capacidade criativa
As potencialidades das pessoas são apenas parcialmente utilizadas
Administrar: criar oportunidades, Encorajar o crescimento: A.P.O.
Características da ARH: quanto mais eficiente a organização for na gestão de seus RH, mais eficaz ela será na consecução de seus objetivos. Cabe então ARH desenvolver técnicas capazes de promover a interação q a empresa deseja. Porêm ARH lida c/ algumas dificuldades
Dificuldades básicas da ARH
lidar c/ recutsos intermediários e não c/ fins diversificadas e devem ser adaptadas, Tem de preparar “chefes” p; lidar c/ subordinados
Não pode controlar os comportamentos heterogêneos
Trabalha em condições q não determinou e possui grau de poder
Como exercer o controle de qualidade, Não lida c/ fontes de receitas,
Difícil mensuração da eficiência e falta de apoio da direção
Abordagem da área de ARH
Operacional: ênfase na adm do pessoal (dec 60 somente aplicação na legislação do trabalho ( busca aplicar a adm trabalhista a pessoa)
Gerencial: Processos de de organização (consult interna copormtemental, desenvolver a organização, mudança de comportamento p/ absorver processo mudança
Estratégia:Ajudar na adm do negócio, alinhada aos objetivo
Alinhada aos objetivos
Estratégia da organiação (capacitando profissionais)
Relação Humana X Empregado
Tensa e conflita pois objetivo da empresa diverge do empregado
Eficácia da área de RH
A) Estabelecer programas de manutenção: diminuir turn over
B) Melhores condições de treinamento e avaliação
C) Adequar política salarial do mercado
Qual a eficiência para a RH torna eficaz? impor todos tópicos acima da eficácia A B C
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