Análise: identificar as forças vigentes no mercado e suas
interações com a empresa. Meios utilizados são a pesquisa
de mercado e o S.I. de MKT. Identificar os fatores que influciam
o cunsumo e procura ativar a demanda por meio d forças d MKT
Adaptação: adequadação das linhas de produtos ou serviços da
empresa as necessidades de consumo identificados por meio da
analise. Prod: desing, caract. qualidade, marca, embal. preço, C.V.
Ativação: composto promocional, elementos: Distribuição, Logística
ou distribuição, venda pessoal, composto de comunicação
Avaliação: controle de gestão de MKT isoladamente em conjuntos e
também auditoria de MKT
MKT: é o processo gerencial e social por meio do qual indivíduos e
grupos obtem aquilo que desejam, é um conjunto de ferramentas
que trabalham juntos para atingir o mercado
P.E.MKT: Termo associado a arte de conceber, elaborar planos e
ações em conjuntos p/ dirigir as complexidades do ambiente interno
e externo. Enfatizar contexto permanente de mudanças em que ela
deve atuar, para estabelecer diretrizes, planejar e gerenciar uma
organização deve considerar o ambiente externo no qual ela interage
Benefícios P.E. MKT: Agilizar decisões, Melhorar Comunicação,
Aumentar capacidade gerancial p/ T.D., promove consciência coletiva,
Visão em conjunto, Maior delegação, Direção única p/ todos, melhorar
relacionamento da organização seu amb. externo e interno.
Componetes do P.E.MKT: Definição da missão orgacnal. obj e metas,
2) Análise das ameaças e oportunidades (amb.Externo), 3) Analise
d pontos fortes e fracos (amb.Interno),4) Formulação e implmentação
das estratégias, 5) Controle das Estratégias
Plano de MKT: documento q formula um plano de ação. Pode ser
constituído a partir de uma serie de plano de MKT menores p/ produt
e áreas individuais, estabelece objetivos de Mkt da empresa e sugere
estratégias p/ cumpri-los
Etapas plano de MKT: 1) estabelecer objetivos 2) realize pesquisa d
MKT interna e externa 3) realize analise ambiental (amb. intern e externo)
4) faça suposições 5) estabeleça objetivos de MKt e estimule resultados
esperados 6) desenvolva estratégias de MKT e plano de ações 7) elabora
orçamennto 8) elabora o plano 9) comunique o plano 10) use um sistema
de controle 11) reveja e atualize
Forças ambientais:
MICROambiente: é o nível de ambiente da orgnzção.
q está dentro da orgnzção e tem implicação específica na adm da orgnz.
tem por finalidade olocar em evidencia as deficiências e qualidade da
empresa q esta sendo analisada, pontos fortes e fracos da empresa
A.Orgzcionais: rede de comunicação, estritura orgzcional, hierarquia d
objetivos, plítica, procedimentos, regras e habilidades da equipe
A.do Pessoal: relações trabalhistas, práticas de recrutamento, Avl.Des.
incentivos, rotatividade e absenteísmo
A. MKT: estratégia do produto/serviço, preço, praça e promoção
A. Produção: layout das instalações da fabrica, pesquisa e desenvolv.
uso da tecnologia, aquisição da matéria prima, controle de estoque
A. Financeiros: lucratividade, oportunidade de investimento
MACROambiente: Variáveis Demográficas: monitora a população
em termos de idade, sexo, raça, ocupação, localização
Variáveis Econômicas: Fatores que afetam o padrão de dispêndio e o
poder de compra dos consumidores, inflação, poder de compra, tx juros
crise mundial
V. Naturais: recursos naturais q afetam os profissionais como insumos
V. Tecnológicas: forças q criam novos produt e oportunidades de MKT
V. Políticas: leis, agências, governamentais e grupos de pressão q
influenciam e limitam organizações
V. Culturais: instituições e outras formas q afetam os valores básicos,
precepções, preferências e comportamentos da sociedade
Como as empresas podem reagir ao amb de MKT: ação preventiva e
reativa, preventiva: pensar previamente, reativa: reagir no ato
Pesquisa p/ empresa: investigar preferências, modificar produto, ver
aceitação do produto, diminuir erros, rever a metodologia da empresa
Mix de MKT ou composto de MKT: 4P´s 4C´s 4 A´s
fico meio desconfigurado, mas é isso ae, so copiar colocar no world e imprimir...
ResponderExcluirflwwww