terça-feira, 12 de junho de 2018

Notas do MEC - Saiba Consultar e Entender cada tipo.

Como consultar notas dos cursos pelo MEC?

Escolher uma faculdade, apesar de ser um momento muito festejado, nem sempre é a coisa mais fácil do mundo. Isso porque será essa a instituição responsável pela sua formação profissional, e isso mudará o rumo da sua vida! Portanto, todo cuidado é pouco.
No Brasil, sempre que um novo curso de ensino superior é aberto, a instituição de ensino precisa comunicar o Ministério da Educação. Sendo assim, o MEC atua como um “órgão regulador” que avalia cada curso e diz quais deles estão aptos ou não a funcionar de acordo com o seu controle de qualidade.
Caso o seu curso não tenha autorização do MEC, você provavelmente não contará com muita credibilidade na hora de procurar um novo emprego… E isso é um desastre!
Os cursos aprovados pelo MEC ficam disponíveis para consulta através da internet. Veja a seguir o passo a passo para consultar as notas dadas pelo Ministério da Educação aos cursos superiores:

Acesse o Portal do MEC

Área de pesquisa avançada do e-MEC. (Foto: Divulgação)
Área de pesquisa avançada do e-MEC. (Foto: Divulgação)
Acesse o site oficial do MEC e escolha qual o estado da instituição de ensino. Depois disso, dois quadros aparecerão em sua tela solicitando o curso e a cidade de sua preferência.
Digamos que você marque “Administração” e “Campinas – SP”. Imediatamente, no terceiro quadro que vem logo abaixo, estarão listadas todas as instituições credenciadas pelo MEC que oferecem aquele curso naquela cidade.
É assim que você conseguirá fugir de furadas e saber exatamente quais são as instituições e cursos que estão aprovados pelo controle de qualidade do MEC.

Consulte a nota da faculdade ou do curso

Agora que você já encontrou sua instituição e curso escolhido no portal do MEC, pode ficar mais tranquilo, mas ainda não é hora de descansar! Chegou o momento de conferirmos o passo a passo para checar qual a pontuação dada pelo Ministério da Educação ao curso escolhido por você. Para fazer isso, é muito simples.
No terceiro quadro, aquele que vem abaixo com o nome das instituições, você clicará no nome da faculdade ou centro universitário pretendido. Fazendo isso, uma ficha completa com informações aparecerá na tela.

A partir daí é só rolar a tela até o quadro “índices” e conferir a nota daquele curso de acordo com as pontuações fornecidas pelo MEC. Fácil, não?



Saiba o que é o Enade, o IDD e o CPC e como usá-los para escolher a faculdade


O conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o IDD (Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso), além de um monte de siglas estranhas, são bons indicadores na escolha da faculdade.

 Como foi o desempenho do seu curso no Enade? Conte para nós

"Com cada um deles, o estudante pode ter uma opinião diferente sobre os cursos", diz Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que elabora os índices.

Confira o que cada um deles significa:

Conceito Enade - leva em conta apenas a nota dos concluintes nos cursos de graduação, no Enade. "Ele mostra qual curso forma profissionais mais bem preparados. É muito importante de analisá-lo", diz Fernandes.

O Enade é aplicado todos os anos a parte das graduações do país. Cada curso é avaliado a cada três anos. Ou seja, se o exame para matemática ocorreu em 2008, ele só será repetido em 2011.

IDD - O Enade não distingue se os alunos saem bem da faculdade porque já eram bons antes de entrar ou se a instituição ofereceu um ensino de qualidade. Para tentar descobrir o quanto a instituição de ensino ajudou o universitário, foi criado o IDD.

"O IDD tenta isolar o efeito do ingresso do aluno. Mostra o quanto a faculdade acrescenta aos estudantes", afirma Fernandes.

CPC - O CPC já é um indicador com mais variáveis. Ele leva em conta a formação dos alunos, o IDD e dados sobre o corpo docente, a infraestrutura e as práticas pedagógicas da instituição de ensino. Veja como é sua composição.


  • 30% - IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que mostra o quanto o aluno aprendeu na faculdade;
  • 15% - nota dos ingressantes;
  • 15% - nota dos concluintes;
  • 20% - proporção de professores com doutorado;
  • 5% - proporção de professores com mestrado;
  • 5% - regime de trabalho dos professores (dedicação parcial ou integral);
  • 5% - boa infraestrutura, de acordo com a opinião dos alunos;
  • 5% - boa organização didático-pedagógica, segundo a opinião dos estudantes.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postagem em destaque

     Esse Blog comemorou 12 anos de existência, iniciou em 2009 quando comecei a graduação em Administração de Empresas, grandes temas, projetos...