Marketing estratégico na indústria de fast food: estudo multicaso em Campo Grande-MS
Esta pesquisa tem como lema análise comparativa entre lojas da indústria de fast food na cidade de Campo Grande/MS, sendo as industrias com segmento independentes, redes e franquias. Os dados foram coletados a partir de entrevista com a gerencia das lojas e de observação não disfarçada.
Os brasileiros estão, cada vez mais, alimentando-se fora de seus lares, com 25% das refeições feitas fora de casa (IBGE 2000). O número de restaurantes cresceu 89% em cinco anos. Para os 320 mil restaurantes existentes em 1980, em 2000 havia 817 mil. Fast food é o principal fenômeno de consumo nomundo moderno, e a carne aparece como o alimento de maior prestigio no Ocidente.
Entre franquias de fast food o grande nome é o Mc Donalds, pioneiro em um modelo de produzir refeições padronizadas, baseadas no modelo de produção em massa idealizadas por Henry Ford.
Modelo 4P´s segundo Berman & Evans, uma empresa, para ter sucesso, deve ter seus objetivos e estratégias bem definidos e orientados para conquistar seu mercado alvo. Para tanto, é preciso conciliar a variável ambiental externas (segmento de mercado, competição, tecnologia, ambiente macroeconômico e restrições legais)
Produto é a Ferramenta mais básica do composto de Marketing, definido como a oferta tangível da empresa para o mercado, o produto inclui qualidade, não só no bem físico, mas também, a um conjunto de serviços agregados a ele e atribuídos relacionados a loja
A promoção inclui todas as atividades desempenhadas pela empresa para comunicar e promover seus produtos ao mercado alvo
A praça (ponto de venda) influencia fortemente a atratividade da loja entre os consumidores e, portanto, é fator determinante do volume de vendas. A escolha do ponto de vendas impacta diretamente as estratégicas do varejista a curto e longo prazo.
O preço, definido como a quantidade de dinheiro que os consumidores pagam pelo produto, é o único elemento do composto de marketing que gera receita. É, também, um dos mais flexíveis porque pode ser rapidamente modificado.
O público-alvo da Corporação McDonald’s é constituído por famílias de classe média e especialmente crianças, nos segmentos independente e redes foi constatada uma necessidade das lojas em atender a diversos tipos de clientes, o que torna difícil classificar para elas um público-alvo específico.
Nota-se que atualmente e futuramente o Marketing estratégico tem que ser adotado em todas empresas visando vendas, consequentemente lucros, empenhando primeiramente no Produto, logo após preço, praça (ponto de venda) e as promoções,
produto pode ser considerar melhor levando em conta uma atmosfera agradável como aspectos físicos, limpeza, iluminação, layout e display facilitadores de compra,
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