domingo, 7 de março de 2010

Trabalho de Marketing - resumo de Marketing estrátegico - Professora Jussara

Marketing estratégico na indústria de fast food: estudo multicaso em Campo Grande-MS


Esta pesquisa tem como lema análise comparativa entre lojas da indústria de fast food na cidade de Campo Grande/MS, sendo as industrias com segmento independentes, redes e franquias. Os dados foram coletados a partir de entrevista com a gerencia das lojas e de observação não disfarçada.

Os brasileiros estão, cada vez mais, alimentando-se fora de seus lares, com 25% das refeições feitas fora de casa (IBGE 2000). O número de restaurantes cresceu 89% em cinco anos. Para os 320 mil restaurantes existentes em 1980, em 2000 havia 817 mil. Fast food é o principal fenômeno de consumo nomundo moderno, e a carne aparece como o alimento de maior prestigio no Ocidente.

Entre franquias de fast food o grande nome é o Mc Donalds, pioneiro em um modelo de produzir refeições padronizadas, baseadas no modelo de produção em massa idealizadas por Henry Ford.

Modelo 4P´s segundo Berman & Evans, uma empresa, para ter sucesso, deve ter seus objetivos e estratégias bem definidos e orientados para conquistar seu mercado alvo. Para tanto, é preciso conciliar a variável ambiental externas (segmento de mercado, competição, tecnologia, ambiente macroeconômico e restrições legais)

Produto é a Ferramenta mais básica do composto de Marketing, definido como a oferta tangível da empresa para o mercado, o produto inclui qualidade, não só no bem físico, mas também, a um conjunto de serviços agregados a ele e atribuídos relacionados a loja

A promoção inclui todas as atividades desempenhadas pela empresa para comunicar e promover seus produtos ao mercado alvo

A praça (ponto de venda) influencia fortemente a atratividade da loja entre os consumidores e, portanto, é fator determinante do volume de vendas. A escolha do ponto de vendas impacta diretamente as estratégicas do varejista a curto e longo prazo.

O preço, definido como a quantidade de dinheiro que os consumidores pagam pelo produto, é o único elemento do composto de marketing que gera receita. É, também, um dos mais flexíveis porque pode ser rapidamente modificado.

O público-alvo da Corporação McDonald’s é constituído por famílias de classe média e especialmente crianças, nos segmentos independente e redes foi constatada uma necessidade das lojas em atender a diversos tipos de clientes, o que torna difícil classificar para elas um público-alvo específico.

Nota-se que atualmente e futuramente o Marketing estratégico tem que ser adotado em todas empresas visando vendas, consequentemente lucros, empenhando primeiramente no Produto, logo após preço, praça (ponto de venda) e as promoções,

produto pode ser considerar melhor levando em conta uma atmosfera agradável como aspectos físicos, limpeza, iluminação, layout e display facilitadores de compra,

preço como maioria das empresas e definido pela oferta e demanda, bom ponto de venda e definido por uma pesquisa em lugares estratégicos visando regiões que necessitam dos produtos a serem ofertados, promoções é uma propaganda que expressa seja em radio, Tv, internet, banners, faixas visando mostrar a seus cliente seu produto. Portanto o Marketing bem planejado e organizado com um bom censo de seus gestores é indispensável para conseguir lucros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário